A tecnologia está para as empresas assim como o imposto de renda está para a Receita Federal. No dia 28 de outubro de 2021, Mark Zuckerberg CEO e CO-Fundador do Facebook, durante o Facebook Connect, comunicou a mudança de nome da Empresa, que naquele dia passou a ser chamar: “Meta”, uma alusão a palavra Metaverso. Seu plano é de que a Meta conecte pessoas vitualmente, mas diferente da forma como acontece hoje, a idéia é que as pessoas tenham sensações físicas reais.
“No momento, nossa marca está tão fortemente ligada a um produto que não pode representar tudo o que estamos fazendo hoje, muito menos no futuro. Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa ‘metaversa’, e quero ancorar nosso trabalho e identidade no que estamos construindo.”
Mark Zuckerberg
DESAFIANDO A TECNOLOGIA COM INOVAÇÃO NO EMPREENDEDORISMO
A idéia do CEO do Facebook é disruptiva e interessante, mas entre os planos de Zuckerberg e sua execução, existe uma linha tênue e esta linha se chama tecnologia. Isso ficou evidente quando vimos o baixo progresso desde o anúncio de Zuckerberg até agora, se não fosse pela alta movimentação das Criptomoedas neste sentido com a criação de games categorizados como games voltados para o Metaverso, não teriamos nada mais para chamar de produtos desse novo mundo, prometido pelo Visionário. Não sabemos quando o Metaverso será entregue como anunciado pela Empresa, nem quão acessível ele será, por enquanto fiquemos com as conseguencias do anúncio, que nos mostrou um novo caminho, um mundo digital cheio de possibilidades. Este sempre esteve lá, mas agora as pessoas deverão ver o termo “navegação online” com outros olhos. Antes, o termo carregava um viés de “passeio online”, porém, nos moldes previstos pela Meta a navegação online terá um novo status, se tornará um novo “habitat”.DIGITALIZANDO O EMPREENDEDORISMO
Já ciente da existência de um novo mundo na internete, podemos afirmar que é nesse mundo que os clientes estarão. Portanto, as empresas que primeiro souberem explorar tal fato, sairão na frente. Aqui surgem alguns questionamentos: Já pensou, sua empresa explorando o mundo digital de uma forma inovadora? Será que é possível melhorar o seu desempenho empresarial na internet? Será que seu tipo de negócio tem espaço nesse meio digital? São perguntas que você deve se fazer se quiser posicionar-se adequadamente nesse mercado altamente competitivo.A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO EMPREENDEDORISMO
Pensamentos como: “Tenho idéias mas preciso amadurece-las”, ou então, “não sei nem por onde começar” costumam pairar na cabeça de quem está começando ou pretende iniciar seu próprio negócio. Em alguns casos pode nos fazer desistir, antes mesmo de começar, ou pior, começar da forma errada, motivo pelo qual 48% das empresas no brasil fecham as portas nos primeiros 3 anos após sua abertura, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) como pode ser visto no portal da UOL. Para evitar o declínio do seu negócio, é determinante um planejamento extratégico bem elaborado e feito por profissionais capacitados além de acompanhamentos constantes do desempenho empresarial e uma visão análitica do empreendimento.Uma dica! Estude cada detalhe do seu projeto, mesmo que ele já esteja em andamento, pequise ao máximo todas caractéristicas do seu negócio para tormar decisões mais acertivas ou contrate um consultor especializado para diminuir riscos.
Será que fui claro?
Você entendeu que corre riscos, mas que pode diminuí-los com Planejamento?
Já sei! Quer uma susgestão de consultoria certo?