HOME-OFFICE COMO ESTRATÉGIA
O isolamento social em 2020 enfatizou a importância do home office, garantindo segurança e continuidade das atividades empresariais.

Consequências do isolamento social: O ano foi 2020, o mundo viveu um momento dramático e muitas empresas e pessoas se viram obrigadas a por um freio em seus planos e suas atividades. Para as organizações, o impendimento da presença do colaborador trouxe vários transtornos, mas se por um lado ele não poderia vir até a empresa, por outro, talvez nem adiantasse, já que os consumidores não iriam às compras. Afinal, estavam todos assustados e sem defezas efetivas contra um inimigo invisível, o famigerado Coronavírus ou carinhosamente chamado de COVID-19. Mas como costumo dizer, “toda moeda tem dois lados.” e nessa situação não seria diferente, já que o isolamento social trouxe vários transtornos para o caixa das empresas e para o bolso dos colaboradores.

Home-Office Como Vantagem Competitiva

Nesse imbróglio sócio-econômico, uma modalidade de trabalho ganhou destaque, o Home-Office, modalidade em que os colaboradores podem trabalhar de casa, fazendo o seu papel no “conforto” do seu lá, pois é meu caro leitor, notou as aspas na palavra conforto?

Nem sempre é tão confortável trabalhar de casa, pois existe uma tendência de se misturar a vida pessoal com a profissional, o que pode causar-lhe altos índices de estress físicos e psicológicos, tirando o rendimento do profissional. Contudo, se essa modalidade for aplicada da forma correta, ela termina por ser um divisor de águas para a empresa e para o empregado, pois apresenta diversas vantagens, como:

  • Diminuição em despesas como vale-transporte, espaço físico e materiais de expediente;
  • Oferecimento de produtos e serviços melhores e com custos reduzidos;
  • Vantagens fiscais;
  • Otimização de suas atividades;
  • Retenção de talentos;
  • Maior produtividade com a redução de interrupções no trabalho;
  • Redução de desperdícios de recursos;
  • Contratação de especialistas e talentos sem a preocupação com a distância etc.
  • Para o profissional tem a vantagem da flexibilidade de horário, redução de gastos, comodidade e maior qualidade de vida. Aqui, sempre devemos lembrar que o alinhamento entre os interesses da empresa e do profissional, são a chave para a maturidade e o sucesso do empreendimento. Por tanto, a implantação do modelo home-office ou do sistema híbrido de trabalho, pode ser uma vantagem competitiva para a organização.

    Devemos sempre ressaltar que um mal planejamento nesse instrumento poderá surtir efeitos contrários aos desejados, por isso o olhar aguçado de um profissional é sempre importante.

    Por sorte, hoje na internet, é possível encontrar excelentes dicas gratuitas de consultores que podem fazer a diferença na hora de implantar o home-office, ou mesmo, o sistema híbrido e ainda existem empresas que oferecem serviço de consultoria especializada e personalizada, a exemplo da UNIGEMA que dispõe de excelentes consultores para auxiliá-lo nesse processo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Scroll to Top