SE BRIGARAM, AINDA DÁ TEMPO DE FAZEREM AS PAZES
A relação entre pessoas e Natureza é complexa e requer uso inteligente de recursos naturais, evitando danos a própria sociedade. A responsabilidade é de todos.

SOMOS TODOS MEIO AMBIENTE

Pelo título, bem que poderia se tratar da relação de um casal né? Porém as coisas não param por aí, afinal, a palavra "brigar" pode nos levar à intuir várias situações como: alguém batendo em alguém, ou quando uma pessoa simplismente chinga outra, ou ainda um leve desentendimento entre pessoas ou grupos. A partir dos exemplos dados, notamos que o mais importante é que em qualquer dos casos citados sempre existe mais de um personagem no conflito, sendo assim, no nosso caso vamos considerar o desentendimento entre as pessoas e a Natureza. Nesse contexto, podemos dizer que existe uma relação muito estreita entre as pessoas e o meio ambiente, eu gostaria de dizer que um não existiria sem o outro, mas seu afirmasse isto, estaria mentindo. Neste relacionamento, talvez ela [A natureza], fosse mais feliz sozinha ... (rsrsrsrs).

Sustentabilidade é Um Dever de Todos

É fato que precisamos da Mãe-Natureza pra existir, devemos utilizá-la de forma sustentável, que em tradução livre significa, fazer uso dos recursos naturais de forma inteligente. Quando nos falta inteligência para gerir os recursos naturais, estes conspiram contra nossos anseios, tal fato pode ser visto quando vemos as enchentes que atingiram vários estados da região Nordeste nos últimos dias, apesar de ser um fator "natural" sempre fica a pergunta.

DE QUEM É A CULPA?

- Seria do homem que jogou lixo no lugar errado?

- Seria das construções feitas pelo homem, que impermeabilizou o solo e acabou com escoamento natural existente?

- Seria dos gestores públicos que não anteviram e tomaram providências para uma drenagem mais eficiente das cidades?

Enfim, parace que a culpa vai além de apenas uma pessoa, pois se por um lado, todos tem direito a um ambiente ecologicamente equilabrado, por outro a manutenção e fiscalização desse ambiente transcende a responsabilidade individual, sendo portanto, uma obrigação coletiva.

ESG- Environmental, Social, And Corporate Governance

Refletir sobre a importância do pensamento socioambiental e adotar práticas ESG que buscam a perfeita relação entre a governança ambiental, social e corporativa. são fundamentais para empresas e sociedade. Essas ações promovem a sustentabilidade, fortalecem a reputação das empresas, aumentam a confiança dos clientes e investidores, e as destacam no mercado. Além disso, investir no pensamento socioambiental e implementar diretrizes ESG fortalece as bases para o crescimento sustentável das empresas e as torna mais resilientes diante dos desafios presentes e futuros. Essas práticas demonstram compromisso com a responsabilidade corporativa e contribuem para um mundo melhor para as futuras gerações.

No entanto, implementar uma estratégia ESG eficaz requer conhecimento especializado. É recomendável contar com profissionais capacitados que possam orientar as ações e ajudar a empresa a alcançar seus objetivos socioambientais. Nesse sentido, os consultores da UNIGEMA são uma opção a considerar. Com sua expertise em sustentabilidade e ampla experiência em projetos ESG, eles podem auxiliar na avaliação de riscos e oportunidades, no desenvolvimento de políticas e práticas responsáveis, bem como na implementação de iniciativas para promover um equilíbrio entre resultados econômicos, sociais e ambientais.

Fica a dica!

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo- se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as, presentes e futuras gerações.

(Constituição Brasileira, 1988).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top